quinta-feira, 23 de abril de 2009

:•) Workshop no RJ

Com o objetivo de conscientizar, instigar e refletir sobre as ações propostas pelo grupo UNIVERSOS, foram realizados em Janeiro os primeiros Workshops em São Paulo e no Rio de Janeiro, havendo neste último o lançamento do mascote "Schaboushow" e dos novos uniformes que serão utilizados pelos integrantes do grupo, além da novidade da blusa para simpatizantes.
O Workshop apresentou a trajetória do grupo e o que o projeto se propõe a fazer, discutiu planos e metas a serem alcançadas e foram trocadas experiências a respeito de ações que ja foram vivenciadas, coisas que dão certo, coisas que precisam de atenção para não serem feitas e outras que não devem ser repetidas. O Workshop contou com a presença de simpatizantes que buscavam entender melhor sobre o UNIVERSOS e assim, quem sabe, se agregar ao grupo.
Através de dinâmicas e diálogos, foram trabalhados os conceitos de cooperação, reciclagem, educação, amor, respeito, trabalho e comprometimento.



"Ser voluntário é o único trabalho que você pode não fazer, é uma escolha, você optou por estar ali. Se você diz que vai participar de um ato, você não é obrigado a ir, mas tem que ter consciencia da importância do que está fazendo, tem que ter comprometimento. Imprevistos acontecem... se você por algum motivo não puder mais ir, avise antes, nós contamos com o seu trabalho pra estruturar o nosso, se falta uma pessoa já faz muita diferença, cria um buraco e com certeza tinha alguém que ficou em casa e que queria estar ali. A base são os 3 Ts: Trabalho, Trabalho e Tesão. Tem que trabalhar, se empenhar, estudar, procurar melhorar, trabalhar mais. E tem que ter tesão, tem que trabalhar com vontade, com amor pelo que está fazendo, senão, não rola" diz Rafa, presidente do grupo UNIVERSOS, durante o Workshop.

Essa foi mais uma proposta do UNIVERSOS em prol da conscientização, buscando fazer um trabalho não só intuitivo, mas com alicerces firmes e seriedade.



- "Num mundo de desencanto e de agressividade crescentes, tenhamos um papel biófilo. Sejamos promotores da vida, do bem viver, vamos educar para a paz e a sustentabilidade. Não podemos abrir mão de uma antiga lição: a educação é ao mesmo tempo ciência e arte. Que dominemos a arte de reencantar, de despertar nas pessoas a capacidade de engajar-se e mudar. 'Mudar é difícil', dizia Paulo Freire. 'Mas é possível e urgente' " Moacir Gadotti.

Esperança e amor à todos. :)
* texto da habitante Thais Faustino*

Nenhum comentário: